[2020 – Pandemia – Cuidados ao Viajar] Seguro Saúde de Viagem não vai te salvar.

Vou falar O QUE NINGUÉM TE CONTA!

Por conta da OMS ter decretado oficialmente estado de pandemia MUNDIAL, foi virada uma chave jurídica nos contratos de seguro de saúde para viagem, que em caso de diagnóstico por COVID-19, o seguro de saúde não cobre mais o sinistro, nem reembolsa, todas as despesas correm por sua própria conta.

Nos Estados Unidos significa que vai sair do seu bolso e ninguém vai te reembolsar e lá estas despesas são uma pequena fortuna, inclusive, com a cotação cambial do dólar isso piora.Não existe atendimento público de saúde nos Estados Unidos (por favor me atualizem com informações oficiais, caso eu esteja desatualizado).

Na Europa existe atendimento público porém público não significa gratuito, em Portugal os locais pagam uma coparticipação, e você como turista paga o preço cheio (bem mais caro), em qualquer tipo de doença seu seguro irá cobrir, em caso de diagnóstico de COVID-19 sairá também do seu bolso.

No caso de Portugal é Itália existe um convênio com o Governo Brasileiro para que o Brasileiro seja tratado pelo serviço público como cidadão local pelo sistema de saúde, para isso o mesmo terá de ser portador do documento chamado Pb4, fornecido gratuitamente pelo governo ( prazo de 15 dias para obter o documento e válido por 1 ano) e obtido pela Internet.

Obter o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) – ” CDAM” , ” PT-BR/13″ , ” PB4″ , ” IB2″

Porém até o presente momento as fronteiras europeias estão fechadas para Brasileiros, mas mesmo quando forem abertas fiquem atentos a 2 fatores, a questão de estar descoberto em caso de diagnóstico por COVID-19 e alguns países podem exigir quarentena de 14 dias (como faz a Inglaterra de acordo com o país de origem do vôo).

Obs: Desconfie do seguro de viagem que disser que cobre Covid mesmo em estado oficial de Pandemia pela OMS, leia atentamente os termos da apólice, alguns estão divulgando que cobrem, mas isto é muito relativo, leia as famosas letras miúdas dos contratos, evite surpresas. Espero ter sido útil aos amigos viajantes, usem aí os comentários para complementar as informações ou corrigir algo que esteja em desacordo com as regras em vigor.

Fiquem a vontade de me chamarem pelo Instagram @vinicius_pelo_mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s