Roteiro de 4 dias por Roma, acredite você também irá sair de lá desejando que fosse um roteiro de 15 dias.

Comida fantástica, barata e farta. Paisagens inacreditáveis, e a sensação indescritível de estar pisando no mesmo solo onde tantas coisas que estudamos na escola e vimos em filmes e seriados aconteceram de verdade!

Antes de mais nada é necessário escolher onde ficará hospedado. Ficamos no Hotel Navona (ao lado da Piazza Navona). Abaixo, veja o artigo que escrevi sobre ele. Recomendo muito! Faça já sua reserva no Booking.com clicando aqui.

Roma, fique hospedado em boa localização e economize.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Primeiro dia – Praças e Monumentos

– Café da manhã na Sant Eustacchio il Caffe
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

Obs: O Sant Eustachio Il Cafè, na Piazza Santo Eustachio, perto da Navona, é badalado e merece a fama, mas as filas são quilométricas.

 

– Welcome to Rome (espetáculo com projeção 3D e Holograma mostrando a cidade de Roma como antigamente), é bom para iniciar sua aventura por esta magnífica cidade.
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

 

– Piazza Navona
Avaliação do Tripadvisor

“Piazza Navona é uma antiga arena romana transformada em uma das mais encantadoras praças da cidade. A composição única de fontes, igrejas e edifícios barrocos tornam o local ideal para passear despreocupadamente, sentar em um café e apreciar as pessoas circulando ou simplesmente tomar um sorvete. Num dos cantos do espaço está o Palazzo Pamphilj, sede da embaixada do Brasil. Vivem bem nossos diplomatas!”

3fbab048cd9997664c4c2a415723974a

 

– Capuccino em Piazza della Rotonda
Avaliação do Tripadvisor

“Começar o dia com um capuccino perfeitamente preparado em um dos cafés da Piazza della Rotonda. Tomar um bom espresso, ristretto ou macchiato por aqui é alvo de debates acalorados, devido à máquinas com ajustes precisos e grãos bem selecionados… E, pelo amor de Deus, não reclame se o espresso for apenas um golinho! Aqui, é assim que se faz: só os perfumados óleos essenciais.”

 

– Pantheon
Avaliação do Tripadvisor
“Nossa primeira parada é o mais bem preservado edifício do período republicano de Roma: O Panteão. Supostamente projetado pelo próprio imperador Adriano, a cúpula vazada é um impecável projeto de arquitetura. O  ápice de uma cultura que desenvolveu arcos, templos, aquedutos e pontes, que até hoje se mantém em pé, mesmo dois mil anos após sua construção. O efeito da luz adentrando o recinto é realmente deslumbrante!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

– Giolitti (Sorvete)

Site Oficial

Avaliação do Tripadvisor

“Roma não seria a mesma sem o seu famoso Gelato! Uma das melhores sorveterias da Cidade  é a Giolitti, próxima ao Panteão. A dica é pedir uma bola do sabor mais solicitado: o de Nutella, e outra de fruta. Dos deuses!”

6b69644874211e20496f16b25ddaab87

 

– Monumento a Vittorio Emanuele II
Avaliação do Tripadvisor

“Do belo ao não tão belo, a poucas quadras de lá, está o Monumento a Vittorio Emanuele II. Apelidado (não de forma muito lisonjeira) de “Máquina de Escrever”, o elaborado produto neoclássico sempre foi duramente criticado por sua falta de harmonia e excesso de adereços.”

 

– Coluna Trajano
Avaliação do Tripadvisor

“O que importa é que se você der a volta pelo lado esquerdo chegará ao foro de Trajano e sua grande coluna (que inspirou obras semelhantes na Karlskirche de Viena e na Place Vendôme de Paris).”

 

– Piazza Campidoglio
Avaliação do Tripadvisor
“Se optar pelo lado direito, chegará às rampas que levam à Piazza Campidoglio, com a estátua equestre de Marco Aurélio. A Piazza del Campidoglio ou Praça do Capitólio está localizada no cume da Colina Capitolina e é a primeira praça moderna criada em Roma.”

 

– Fontana di Trevi
Avaliação do Tripadvisor

Lindíssimo ponto turístico, e famoso pelo mundo inteiro, é  parada obrigatória para fotos! Mas sempre lotada de turistas, se quiser tirar fotos com menos pessoas chegue bem cedo ou após as 19:30.

e8f30d9f9d6a93983b9895ee6d357767

 

-Piazza di Spagna
Avaliação do Tripadvisor

“A Piazza dá para uma cênica escadaria, enquanto que a bela fonte vive abarrotada de turistas e batedores de carteira, mas não deixa de ser passagem obrigatória.”

 

– Pegue um taxi pelo aplicativo My Taxi

 

– Almoçar no That’s Amore (faça reserva)
Via in Arcione, 115,
Reservas- The Fork (reservas Online)
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

Comida excelente e ambiente romântico. A comida é servida em porções generosas. Fomos no horário do jantar.

a9985b0e281e7e90f9207c3906174fc5

 

– Fórum Romano
Piazza Santa Maria Nova, 53, 00186 Roma, Itália
Avaliação do Tripadvisor

O Fórum Romano representava o centro nervoso da Roma antiga. No Fórum se desenrolava a vida pública, econômica e cultural dos tempos republicanos e o Império.

5c47fa463488e83aa163fe26e4784c85

 

– Coliseu (apenas pelo lado de fora, se possível ao por do Sol para boas fotos, no dia seguinte passeio completo pelo Coliseu)
Piazza del Colosseo, 00184 Roma, Itália
Avaliação do Tripadvisor

Aproveite, que exatamente ao lado do Coliseu fica o Arco de Constantino, dependendo da época do ano em que estiver visitando a cidade, o por do Sol vai estar perfeitamente alinhado para uma excelente foto. O Arco de Constantino foi construído no ano 315 em comemoração da vitória de Constantino I o Grande na batalha da Ponte Milvio.

 

– Pegue um Taxi para o Restaurante através do aplicativo MyTaxi

 

– Jantar no Cantina e Cucina (perto da Piazza Navona)
Via del Governo Vecchio 87, 00186 Roma, Itália
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

Excelente restaurante, foi indicado pelo pessoal do hotel Navona, uma maravilhosa cantina Italiana com uma comida divina, não deixe de beber o vinho da casa. Atendimento super simpático e espetacular, repetimos nossa visita a este restaurante e voltaria muitas vezes, não deixe de pedir anéis de Lula empanados de entrada, o melhor que já comi.

 

– Sobremesa Sorveteria Blue Ice (bem perto do restaurante)
Via di S. Agnese in Agone, 20, 00186 Roma RM, Italy
Avaliação do Tripadvisor

Excelente sorveteria, fui pelo menos três vezes degustar os sabores deste local.

 

– Passeio noturno pela Piazza Navona (sente em um banco e aprecie enquanto faz a digestão), veja como o local fica diferente a noite (lembre-se, que este foi um dos primeiros locais visitados neste mesmo dia pela manhã).

5bbe27cd411d1e72862fb6cd9de01fb3

 

– Retorno ao Hotel (se for o Hotel Navona que fiquei, voltará caminhando, pois é super perto)

 

Segundo dia – Coliseu e Galleria Borghese

 

– Café da manhã em Il Fornaio (Sugestão)
Avaliação do Tripadvisor

 

– Coliseu (08:30 as 18:30 – horário de funcionamento)
Site Oficial de Compras do Ingresso

Avaliação do Tripadvisor

Tente chegar no primeiro horário e compre sua entrada com antecedência de 2 meses pela Internet, pois se deixar para comprar na hora as filas são enormes. Quanto mais tarde chegar, maiores vão estar as filas, além de ainda ter a fila do procedimento de segurança para entrar no Coliseu.

Deixe para tirar fotos externas quando terminar o passeio da área interna. Sugiro comprar o áudio guia em Português, junto com o ingresso, pela Internet.

“O Coliseu de Roma, chamado na Antiguidade de Anfiteatro Flavio, é o maior anfiteatro construído durante o Império Romano e o monumento mais impressionante de Roma. Recebe 6 milhões de visitas por ano.
A construção do Coliseu começou em 72 sob o regime de Vespasiano e terminou em 80 durante o mandato do imperador Tito. Depois da finalização da construção, o Coliseu se tornou o maior anfiteatro romano, com 188 metros de longitude, 156 metros de largura e 57 de altura.”

c2c850ea2d028a78d3a0470dc36b0fe3

 

– Monte Palatino
Avaliação do Tripadvisor

“Localizado a 40 metros de altura sobre o Fórum Romano, o Monte Palatino é a mais central das sete colinas de Roma e compõe uma das partes mais antigas da cidade.
O Monte Palatino é considerado o berço da capital italiana e acreditam que já era habitado no ano 1000 a.C.”

 

– Almoçar em Aroma Restaurant (Vista para o Coliseu) – Reserve com muita Antecedência através do e-mail fornecido no site do restaurante.

Palazzo Manfredi, Via Labicana
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

Leia nosso artigo sobre nossa visita a este restaurante:

Lugar perfeito para um pedido de casamento… Ou apenas para fazer uma refeição com a vista mais bonita de Roma.

 

– Pegue um Taxi pelo aplicativo MyTaxi (de qualquer maneira o próximo local a ser visitado precisará de Taxi, apenas decidirá se isto vai ocorrer antes ou depois do almoço)

 

– Almoçar no Hard Rock Cafe Rome (alternativa mais econômica)
Via Vittorio Veneto, 62a/b, 00187 Roma RM, Italy
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

6ce3e7425fa5e348507cec0676b50092

 

– Museo e Galleria Borghese (Compre Ingresso com antecedência)
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

“Tiziano, Rafael, Caravaggio, Rubens, Botticelli… A Galeria Borghese é um dos museus de arte mais famosos e reputados do mundo.
A Galeria Borghese, localizada entre os jardins da Villa Borghese, é um dos museus de arte mais reputados do mundo. A galeria expõe grande parte da coleção iniciada pelo cardeal Scipione Borghese (sobrinho do papa Paulo V), entre 1576 e 1633.”

 

– Jantar Taverna Trilussa (pegue Taxi pelo aplicativo MyTaxi)
Via del Politeama, 23/25, 00153 Roma RM, Italy
Tel. +39 06 5818918 (remomenda-se reservar, não faz reserva online)
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor
“Um dos segredos da cidade é este pequeno restaurante, em que a massa é servida dentro da panela. A graça aqui é o fare la scarpetta, que significa entrar na onda dos italianos e raspar o molho com pão. O fettuccine zia antonietta leva tomatinhos-cereja e queijo pecorino, leve e saboroso.”

 

 

Terceiro dia – Vaticano

 

– Cafe da manha em Al Vecchio Forno S.A.S. Di Miracapillo Antonio E C. (Sugestão)
Borgo Pio, 159, 00193 Roma RM, Italy
Site Oficial

 

– Museus do Vaticano (abre as 09:00) – (IMPORTANTE: Compre com antecedência pela Internet ou serão em torno de 3 horas de fila! Se tiver o ingresso poderá ir direto. Parece que tem fila, mas é do pessoal que não comprou online. Vá no primeiro horário, se possível)
Avaliação do Tripadvisor

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

– Almoço no Vaticano (restaurante dentro do Museus do Vaticano, comida não é grandes coisas, mas quebra o galho para matar a fome). Comemos pizza, que estava gostosa, mas o refrigerante era totalmente à temperatura ambiente, ou seja, quente! Como disse minha esposa, um purgante!
Avaliação do Tripadvisor
Site Oficial

 

– Basílica de San Pedro (existe uma passagem interna do Museus do Vaticano para a área da Basílica. Às vezes deixam passar, ás vezes não. Caso não deixem, terá que dar a volta pelo quarteirão e entrar em uma fila de 1 hora e meia, pelo menos,  para passar novamente pelos procedimentos de segurança, e ter acesso a Basílica)
Avaliação do Tripadvisor

bad85e204049b4ce4c7b3fa46e8ef6f5

– Latteria Bar Cafè
Avaliação do Tripadvisor
Ultimamente, pode-se provar deliciosos cappuccinos na Latteria Bar Cafè (Borgo Pio 48), que não cobra mais só porque está a dois passos da Piazza di San Pietro.

Quarto dia – Audiência com Papa (ou Castel Sant’Angelo) e Basilica di Santa Maria Maggiore

 

– Café da manhã no Il Fornaio
Avaliação do Tripadvisor

ou

– Cafe da manhã no Campo di Fiori
Avaliação do Tripadvisor

“Uma das formas mais divertidas de começar um dia em Roma é provar umas guloseimas na feira do Campo di Fiori. No exato palco onde Giordano Bruno fora queimado vivo pela Inquisição, hoje se espalham barracas que vendem queijos, alguns doces, embutidos e frutas fresquíssimas, como morangos, amoras e cerejas.”

 

– Audiência com Papa – APENAS ÀS QUARTAS-FEIRAS (Chegue no máximo às 07:30h. Já vai ter fila grande! Às 09:20h, ele já começa a circular de Papa Móvel na área VIP, que exige convite.  Veja em meu artigo (link abaixo) como conseguir de graça, tem que ser feito com muita antecedência). Ao meu ver foi é um dos pontos altos da viagem! Minha esposa ficou tão emocionada ao ver o Papa de tão perto que se desmanchou em lágrimas…

É como diz o ditado: “É como ir à Roma e não ver o Papa!” Veja o Papa, saiba como.

 

Caso não consiga o ingresso ou sua viagem não contemple uma quarta-feira (audiência com o Papa) ou domingo (Papa aparece na janela do seu apartamento e abençoa os fiéis que estão na Piazza de San Pedro) faça o Castel Sant’Angelo (abaixo) pela manhã.

– Castel Sant’Angelo (Compre ingresso)
Compra do Ingresso

Avaliação Trip Advisor

“Conhecido como Mausoléu de Adriano, o Castelo Sant’Angelo é uma fortaleza situada na
margem direita do rio Tibre, próximo à Cidade do Vaticano.”

 

– Almoçar em Pizzaria Dar Poeta
Vicolo del Bologna, 45
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor
A pizza é grande, mas individual – “para comer com a mão!”

 

– Passear pelo Trastevere
“O bairro boêmio romano não é tão cheio de turistas quanto o centro histórico e guarda belos segredos. Visite a Igreja de Santa Maria in Trastevere e, de lá, se perca pelas ruazinhas.”

 

– Basilica di Santa Maria Maggiore
Piazza di Santa Maria Maggiore 42, 00185 Roma, Itália
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

Atração número 1 no Tripadvisor.

“A Basílica de Santa Maria Maggiore é uma antiga basílica católica considerada a maior das igrejas dedicadas à Virgem Maria em Roma, sendo uma das quatro maiores basílicas da cidade.”

 

– Jantar no Lo Zozone
Site Oficial
Avaliação do Tripadvisor

Restaurante que os locais de Roma frequentam, bom e barato.

Veja sobre ele em nosso artigo:

Lo Zozzone, um tesouro escondido!

 

***Pessoal, para quem se familiariza com a língua inglesa e prefere ter mais informações sobre os locais, pode ainda pesquisar cada ponto que citei acima no Yelp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s