Dicas de Segurança em uma viagem. Não deixe que pequenos detalhes estraguem sua viagem.

São pequenos detalhes que podem te salvar em uma viagem e evitar uma enorme dor de cabeça.

 

Sugestões:

  • Cópia do seu passaporte, Carteira de Habilitação (quando tiver) e RG, em sua carteira o tempo todo. Além disto, tenha ainda cópia digitalizada do seu passaporte, carteira de habilitação (quando tiver) e RG,  em algum armazenamento remoto na Internet (Google Drive, One Drive, Dropbox e etc…, no pior caso envie para seu próprio e-mail com o documento anexado), para que possa ser acessível de algum dispositivo com conexão à Internet (Celular, Tablet, Notebook ou desktop).

 

  • Documentos originais, como seu passaporte, carteira de habilitação (quando tiver) e RG, deverão ficar no cofre do hotel. E acredite, por mais que você não confie, é melhor do que eles ficarem circulando com você, à mercê dos batedores de carteiras. Não os subestime! Caso seu quarto não tenha cofre coloque dentro de uma mala (de preferência a maior e mais pesada), devidamente trancada com cadeado. Só vai tirar os documentos de lá dentro no aeroporto, ou se for fazer alguma atividade onde o passaporte será exigido obrigatoriamente, como em caso de aluguel de carro (em alguns casos) ou check-in de hotel.

 

  • Todos os seus documentos relativos à viagem deverão estar impressos (preferencialmente em cópias, uma com cada passageiro). Documentos como reservas de vôo, reservas de hotéis, ingressos para atrações (shows, parques, museus), reservas de restaurantes, seguro médico, e etc… Todos estes mesmos documentos devem ter uma versão digitalizada, em algum armazenamento remoto na Internet (Google Drive, One Drive, Dropbox e etc… conforme citado acima), para que possam ser acessíveis de algum dispositivo com conexão à Internet (Celular, Tablet, Notebook ou desktop).

 

  • Seu seguro saúde, contendo todas as informações de como contactar a central de atendimento do seguro em caso de emergência e deverá carregar com você em todos os passeios, nunca se sabe quando precisará fazer uso do mesmo.

 

  • Imagens digitalizadas de todos os seus cartões de crédito, armazenadas  remotamente na Internet (Google Drive, One Drive, Dropbox e etc…), para que possam ser acessíveis de algum dispositivo com conexão à Internet (Celular, Tablet, Notebook ou desktop). Números dos cartões de crédito internacionais anotados em papel, e os telefones das respectivas centrais de atendimento internacionais, devem ser armazenados no cofre do hotel ou na mala trancada, para casos de furtos ou clonagens possa fazer contato imediato e tenha a mão todas as informações.

 

  • Não ande com todo o seu dinheiro!  Pegue apenas o que vai utilizar durante o dia, para cada pessoa, mas não permita que uma pessoa apenas do grupo fique com todo o dinheiro do dia (e individualmente separe o dinheiro em locais diferentes, por exemplo: uma parte na carteira e outra em um bolso fechado) e deixe o restante no hotel dentro do cofre ( e lembre-se de não cadastrar senhas óbvias, como datas de aniversários…), ou dentro da maior e mais pesada mala, devidamente trancada com cadeado em local de difícil ou improvável acesso dentro da mala. Pode ainda deixar seu montante em dinheiro e bens divididos em locais separados, mas sempre tomando os cuidados acima citados!

 

  • Prefira usar o mínimo de vezes o serviço de arrumação de quarto. Utilize as placas de não perturbe, quando disponíveis, pois em alguns hotéis não tem mais, mas é raro (se for o caso, confirme isso na recepção e solicite por uma placa desta, caso seja possível)! Quanto menos gente circular pelo seu quarto melhor. Em cidades como Las Vegas, agora é obrigatório o serviço de quarto com intervalo máximo de 72 horas. Acredito que outros estabelecimentos vão passar a adotar esta politica no futuro! Tal politica se instalou após os atentados de mais de 100 mortos em Las Vegas, no qual os tiros foram disparados de dentro de um dos quartos do hotel de um andar alto! Quando decidir usar o serviço de arrumação, tenha a certeza de não deixar nada de valor exposto, ou caixas e embalagens de compras (sempre jogue em lixeiras fora do seu hotel) que possam dar uma ideia do conteúdo valioso nas malas, e, não deixe de deixar gorjeta para a camareira neste dia!

 

  • Evite deixar qualquer coisa ligada na tomada em seu quarto em sua ausência, como carregadores e ou baterias sendo carregadas, pois isto poderá gerar incêndios.

 

  • Caso deseje pagar em dinheiro a estadia, pergunte no check-in esta possibilidade, normalmente cobram na sua entrada, caso não pague logo na entrada pode ter a surpresa de já ter sido cobrado no seu cartão de credito na saída. Mesmo pagando em dinheiro, exija o recibo do pagamento para que não tenha problemas ao sair. Caso não conste seu pagamento, você terá o recibo para comprovar. Quando for pagar em dinheiro já tenha previamente o valor separado na carteira (calcule antecipadamente o valor das taxas), e não fique em público ou na frente do funcionário do hotel, contando e mostrando quanto dinheiro em especie você possui, pois isto poderá ser um indicador de que no seu quarto pode existir dinheiro em especie ou bens “disponíveis”.

 

Se precisar de uma ajuda personalizada com estes aplicativos de armazenamento ou para digitalizar documentos, eu e minha esposa estamos à disposição para te ajudar. Quer seja indo em sua casa ou em local à combinar (região do Rio de Janeiro e adjacências). Entre em contato pelo formulário abaixo para combinarmos melhor.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s