Quanto custa você não perder todas as suas fotos de viagem (durante ou após) ?

A melhor pergunta é: O quanto você estaria disposto a pagar para recuperar suas fotos de viagem, caso elas tivessem se perdido (seja por furto ou por acidente).

 

Tenha uma estratégia eficaz para minimizar os efeitos em relação a qualquer sinistro que possa lhe acontecer durante a sua viagem e até mesmo após a mesma. Vou aqui mostrar alguns caminhos possíveis que utilizo para tal.

Primeiro, não tenha um único cartão de memória! Por exemplo: Ao invés de ter apenas 1 cartão de 128 Gb, tenha dois ou mais cartões de 64 Gb (eu tenho uns cinco). Caso um deles apresente problemas durante um passeio, apenas o substitua, e continue registrando tudo, e conforme for enchendo o cartão vá trocando por outros e guardando os cheios em local separado para não correr o risco de apagar um já cheio com imagens da viagem corrente.

Caso furtem seu equipamento u você o perca de alguma outra forma, se tiver fotos em mais de um cartão, perderá apenas uma parte de seus registros e não todos eles! (Abaixo ensinaremos como ter as fotos armazenadas em vários locais)

Lembrando que isto é válido para dispositivos que usam memórias removíveis (telefones como Iphone e outros usam memórias fixas e não se aplicam).

Uso um HD Externo que pode ser conectado via Wi-fi diretamente a ele através de meu celular ou Tablet para ler o conteúdo do mesmo.  Porém o mais bacana é que ele possui uma entrada de memória SD. Então, ao final de todos os dias de viagens eu removo os cartões de memória dos meus dispositivos de fotos e vídeos (Sony A5100 e GoPro 5), e ao colocar o cartão no HD Externo, ele automaticamente inicia o processo de cópia (apenas adiciona o que foi registrado no dia, não copia novamente o que já havia copiado).

Quando inicia a cópia um Led branco fica piscando e ao encerrar ele se apaga. Neste momento eu ponho o cartão da outra câmera, e faço este processo diariamente. Esta opção é muito melhor do que carregar um notebook nas viagens, tendo que se preocupar com volume, peso e problemas de alfândega no retorno (caso não tenha sido comprado no Brasil).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Isto não é válido  apenas se precisar levar o notebook para tarefas de trabalho que não possam ser executadas em um tablet ou celular. Esta estratégia, como eu havia dito, é muito boa para câmeras com memórias removíveis!

E como fazemos com as fotos e videos feitas no celular (Iphone e etc…)? Use o aplicativo Google Photos e o configure para fazer “backup” de todas as pastas (após a viagem poderá decidir o que vai apagar do armazenamento do Google Photos que fica na nuvem/internet ,e ponha para realizar este backup mesmo quando o celular estiver utilizando rede de dados (caso tenha um chip de internet ilimitada como já indicado no link abaixo).

Viajar apenas com Wi-Fi dá prejuízo !

Não deixe de conhecer as vantagens de ter Internet o tempo todo durante a viagem!

O espaço é ilimitado e o aplicativo lhe pergunta se deseja apagar da memória do celular as fotos que já foram enviadas para o Google Photos.  Se tiver espaço sobrando recomendo não apagar até o fim da viagem para ter as fotos guardadas em dois lugares!

O uso do Google Photos previne que você perca todas as fotos e vídeos feitas com o celular quer seja em caso de furto ou defeito do mesmo. Sempre que tirar uma foto ou um vídeo, ambos serão enviados imediatamente para seu espaço privado na Internet, desde que tenha conectividade com a Internet Caso não tenha, assim que seu telefone ficar conectado o processo de envio será iniciado.

GooglePhotosTNW-1200x681

Agora, vamos turbinar mais ainda este processo! Se o seu telefone dispuser de bastante memória interna de armazenamento, instale aplicativos dos fabricantes das suas câmeras (como Play Memories da Sony).

Caso as mesmas permitam conectividade com o celular, seja via rede sem fio (no meu caso, minha Sony A5100 e a GoPro 5 possuem esta conectividade sem fio), ou por cabo, faça uma cópia para o celular das fotos destas câmeras e adicione ao Google Photos a pasta em que estes aplicativos estão salvos em seu celular.

Desta maneira poderá ter estas fotos e vídeos armazenados em três lugares distintos: no cartão de memória, no HD externo e no Google Photos. Isto previne, caso sua bolsa seja furtada ou perdida, com a câmera e o HD externo juntos, além de te possibilitar postar através do celular as fotos e vídeos que foram gravados com estas câmeras, até em tempo real!

Abaixo, segue minha estrutura de viagem. Muitas tomadas, várias baterias e recarregadores! Não esqueça de levar adaptadores para ligar os filtros de linha e para ligar os carregadores (de acordo com cada tipo de tomada, que é diferente em cada país).

Minha esposa fica louca e acha absurdo tudo isto, mas depois, quando vê todos os registros de nossas viagens, sempre acha que vale à pena, desde que não entre na cota de peso das bagagens dela! kkkk….

IMG_7750.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s