Não passe vergonha, Brasileiros viajando fora do Brasil.

Cuidado com o que fala e faz fora do Brasil! O que é aqui é normal, em outros países pode dar até cadeia!

 

Muitas vezes, quando estamos fora de nosso país, temos a tendência a imaginar que não há mais ninguém que fale a nossa língua por perto, ou até que entenda o que estamos falando. Mas isto é totalmente equivocado! Nós, brasileiros, somos um povo cada vez mais globalizado e estamos por todos os lugares do mundo.

Então, por favor, tomem muito cuidado com seus comentários e atitudes sempre!

man holding hand over his mouth

 

Em lugares sabidamente frequentados por brasileiros temos a tendência a ter mais cuidado. Mas certa vez, estávamos num castelo na Califórnia (Hearst Castle)  e comentamos em português sobre o guia, que falava muito rápido e com muito sotaque, e um casal atrás de nós falou: É mesmo!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Ficamos chocados e pensamos: Que bom que não fizemos nenhuma piadinha nem falamos nada inadequado sobre ninguém! Já havíamos lido a respeito antes, mas isto realmente nos surpreendeu…

Depois deste evento, por mais que estejamos em lugares onde achamos que não pode haver mais nenhum brasileiro, ou entendedor de português, evitamos certo palavreado ou comentários que possam ser tidos como inadequados.

Da mesma forma, tome cuidado com as fotos  e vídeos que obtém em suas viagens. Em 2016, no metrô de Nova Iorque resolvi tirar fotos de minha esposa e minha sogra, acabadas depois de um passeio nosso, sentadas juntas lado à lado no metrô, e passei o maior constrangimento ao ser abordado, quase que agressivamente por um rapaz dizendo que tirei uma foto sua sem autorização e foi a maior confusão!

Expliquei a cena que tinha fotografado, e ele mesmo assim reclamou demais, incitando outros jovens a virem contra nós. Por fim, mostrei a foto que tirei das duas para ele, e, de fato de fato ele aparecia e nem percebi!  Então ele fez questão que eu apagasse a foto à sua frente, o que foi feito de imediato, mas foi uma situação bastante constrangedora para todos nós. Nossas mães ficaram muito estressadas e nervosas.

 

 

Outra coisa que pode nos evitar problemas e constrangimentos é tentar conhecer um pouco sobre os hábitos dos locais (Países, as vezes até mesmo de Estado ou Cidade muitas coisas podem ser diferentes) que vamos visitar.

No Brasil, é comum tratar um garçom como “amigo”, “camarada”, “cara”, assobiar para chamá-lo e etc… Isto não funciona lá fora e em alguns lugares até soa ofensivo!

Existem inúmeras situações em que estas diferenças culturais transparecem, aqui dei apenas alguns exemplos.

Então não custa nada pesquisar um pouco sobre os hábitos e costumes do lugar que vamos visitar antes da viagem!

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s