Quais aplicativos eu uso nas viagens? Tempo e informação são moedas valiosas (principalmente se o gasto é em Dólar, Libra ou Euro)!

Hoje, com a facilidade de ter internet em todos os locais e a informação na palma de sua mão a qualquer momento é importante saber quais “armas” (aplicativos) utilizar em um país estrangeiro, onde a desconhecida geografia do local, a cultura e o idioma podem ser uma grande barreira.

 

Volto a enfatizar: Em toda e qualquer viagem, o uso destes aplicativos será potencializado se você tiver Internet em todos os locais! Nunca se sabe quando vai precisar de informações, quando terá que fazer mudanças de planos por conta de algum incidente ou condições meteorológicas.

Não deixe de ler abaixo as vantagens de ter Internet o tempo todo durante a viagem.

Viajar apenas com Wi-Fi dá prejuízo !

Antes e durante a viagem

Costumo utilizar muito o PC para o planejamento da viagem (que é muito mais confortável para o volume de trabalho que é exigido nesta etapa) e durante  a viagem o celular já com as informações consolidadas.

Antes da Viagem (Planejamento):

  • Google Maps (via navegador no PC) – Utilizo para me ambientar com a geografia da cidade destino, saber onde estão os pontos turísticos, e como vou agrupar a visita a eles, de acordo com a proximidade entre eles e o hotel, entre dois ou mais pontos turísticos, fluxo de trânsito ou acesso por transporte público. Ver fotos de cada local que será visitado, ver horário que abrem e fecham, usar o “street view” (se for via navegador já vem embutido no Google Maps), em caso de celular pode ser baixado na App Store para Iphone e na Play Store para Android) para andar por volta de cada localidade, seja ponto turístico, hotéis, ou até localizar farmácias, restaurantes ou outros pontos de interesse. E principalmente, ver as distâncias em Km e o tempo a ser percorrido, seja a pé ou de carro, inclusive em uma “roadtrip” (toda viagem que faz de carro e vai parando em várias cidades pelo caminho é uma “roadtrip”) entre uma cidade e outra, verificar onde comer no caminho e postos de gasolina em casos de reabastecimento de combustível ou de água e suprimentos.
  • Booking.com (via navegador no PC) – Utilizo para reservas de hotéis em minhas viagens (site número 1 do mundo neste tipo de serviço, absolutamente confiável). Uso para localizar o melhor custo x beneficio para uma determinada localidade, sempre! Possui um sistema de filtros altamente eficaz para facilitar muito sua busca. Dê preferência a hotéis que permitam cancelamento gratuito, e na hora de selecionar o quarto, tenha a certeza de que aquele é de cancelamento gratuito (normalmente um pouco mais caro que a oferta mais barata, que não permite esta opção). Também aproveito para ler algumas análises de clientes e ver algumas fotos, ver a qualidade do cafe da manhã quando existem fotos disponíveis… Enfim, tiro o máximo proveito possível!
  • Tripadvisor (via navegador no PC) – Site de análises de viajantes (em português, porém com o maior conteúdo em inglês) que analisam tanto hotéis, restaurantes como pontos turísticos, sejam atracões pagas ou gratuitas. Vale à pena olhar as análises, pois poderá garimpar dicas valiosas do local de interesse. Para hotéis, uso para reforçar as análises do booking.com e existe uma seção de fotos que são as fotos dos visitantes do local,  que são mais realistas do que as dos sites, que são feitas por fotógrafos contratados pelos hotéis.
  • Yelp (via navegador no PC) – Site similar ao Tripadvisor, porém com conteúdo totalmente em inglês e muitas vezes com dicas mais atualizadas e precisas,  sendo muito utilizado pelos americanos.
  • Opentable (via navegador no PC) – Site para reservas de diversos restaurantes ao redor do mundo utilizo muito para os Estados Unidos, existem outros como The Fork (muito utilizado na Europa) e Book a Table (para restaurantes mais sofisticados).
  • Google – Com a finalidade de definir horário de nascer/ por do sol, definir o melhor momento para estar em algum lugar para uma foto específica ou algum observatório ou local com vista panorâmica. Também para ter uma idéia de duração de dia em horas de luz clara para passeios. Ex. de busca: sunset time new york city 29 march 2018.
  • Google Drive (via navegador no PC) – É um site que funciona como um “pendrive” virtual na Internet para armazenar arquivos. Pode ser acessado pelo celular, tablet e computador (PC ou Mac). Todas as reservas (vôos, hotéis, ingressos…), aluguéis de carros, seguros saúde, cópias digitalizadas do passaporte, e documentos variados de todos os viajantes… Toda a documentação da viagem, gero uma cópia impressa e levo comigo por segurança. Tenho esta cópia online para imprevistos (que já ocorreram váaaaarias vezes)! Além disto, podemos compartilhar esta pasta com os demais companheiros de viagem para que todos tenham acesso aos documentos, caso seja necessário.
  • Google Docs (via navegador no PC) – É um site que funciona como um Processador de Textos. Nesta ferramenta eu produzo todo o roteiro ou listas de coisas que precisarei na viagem. Também permite o compartilhamento dos documentos com os demais viajantes.
  • Weather Channel (via navegador no PC) – Importante para saber a temperatura e condições climáticas estimadas no local durante o  período em que estará lá. Isto facilita muito a otimizar a arrumação das malas, visando o peso permitido para as mesmas, porém tem o inconveniente de não ser tão preciso quando se pesquisa com mais de uma semana de antecedência. Mesmo assim, minha esposa jamais viaja sem pesquisar estes dados antes. Muito exigente em relação ao que levar, não gostando de exageros, porem não abre mão de remédios e alguns itens que considera essenciais  e que possamos precisar, então, procura fazer uma mala em que as peças se combinem entre si para não levar coisas demais nem passar apertos. Alem de, obviamente não querer parecer estar sempre com roupas repetidas nas fotos, que são muitas! Farei mais tarde um post só com dicas do que levar nas viagens.

 

Durante a viagem:

  • Google Maps (aplicativo no celular) – Utilizo para saber a distância e o tempo gasto entre dois locais, me informar sobre qual transporte público utilizar. Principalmente em metrôs de lugares como Nova Iorque, Londres, Paris e etc… Para saber informações em tempo real sobre alguma localidade (museus, restaurantes e etc..) endereços, horários de abertura e fechamento dos mesmos. E para confirmar a rota com o GPS, caso esteja dirigindo.
  • Waze (aplicativo no celular) – Utilizo para confirmar a rota do meu GPS Garmin e traçar rotas alternativas baseadas em trânsito, sempre comparando os dois! ( Em nossas viagens, isto é função da minha fiel escudeira de viagens/esposa/co-pilota)
  • Citymapper – Utilizado principalmente para transporte público, principalmente metrô. Em Londres é o aplicativo mais utilizado pelos locais e tem uma eficiência maior que o Google Maps por lá. Não serve para os trens, então neste caso deverá utilizar o National Rail, que funciona muito bem.
  • Google Docs (aplicativo no celular) – Utilizo para poder acessar online meus roteiros e poder clicar em links que já deixei separados no mesmo, facilitando assim a busca e diminuindo o tempo perdido. E numa viagem isto é essencial!
  • Google Drive (aplicativo no celular) – Utilizo para acessar algum documento de viagem que não esteja comigo na versão impressa ou não esteja conseguindo localizar na mesma. Já nos salvou várias vezes quando o ingresso foi esquecido no  hotel…
  • Google Photos (aplicativo no celular) – Aplicativo de backup de todas as suas fotos, tiradas no celular ou que tenha tirado em suas câmeras e transferido para o celular. Poderá também limpar a memória do celular após enviar as fotos e videos para sua conta do Google Photos.
  • Google Tradutor (aplicativo no celular) – Com ele poderá traduzir cartazes, placas nas ruas (nos mais distintos idiomas desde do Japonês ao Russo) apenas apontando a câmera fotográfica do celular para o cartaz através do aplicativo e na tela vai aparecer a imagem com a tradução, poderá escrever em português e pedir para traduzir para o idioma que deseja do local onde você esteja, inclusive pode pedir para o próprio aplicativo falar a frase que traduziu para aprender a pronuncia. Além de poder trabalhar com o aplicativo sem ter internet, basta que escolha o idioma que deseja ser traduzido que o aplicativo previamente fará o download e poderá usar aquele idioma com o celular offline.
  • Booking.com (aplicativo no celular) – Além de ter suas reservas impressas no papel, por aqui poderá acessar todas elas imediatamente online caso precise. Pode, em caso de emergência, ter que reservar um outro hotel e com este aplicativo em mãos poderá fazer isso com grande facilidade e encontrando as melhores ofertas na região  e período desejados.
  • Weather Channel (aplicativo no celular) – Importante sempre saber como vai estar o tempo no dia seguinte ou na semana, para reprogramar as atividades externas em caso de chuva e passar para atividades internas (museus e etc…) e poder escolher as roupas que usará no dia. Cadastre todas as cidades por onde vai passar e tenha todas as informações do tempo na palma da sua mão.
  • Uber (aplicativo no celular) – Aplicativo de transporte privado, podendo ser utilizado em escala global (existem similares como Cabify e Lyft). Usamos o tempo todo em Paris (e acreditem, valeu muito o custo/benefício devido à escolha do nosso hotel) e  algumas vezes em Nova Iorque e Londres.
  • My Taxi (aplicativo no celular) – Aplicativo recomendado pelos locais em Roma para uso de Taxi. Funcionou muito bem, e não nos recomendaram usar o Uber por lá.
  • Foursquare (aplicativo no celular) – Aplicativo de localização de restaurantes e bares e usa a sua localização para te dar as melhores e/ou mais próximas opções, por faixa de preço e nota dos consumidores. Quando selecionar o estabelecimento poderá ver as dicas específicas daquele local, podendo escolher um prato que faz mais sucesso e não ficar preso à sugestão do garçom, que pode estar comprometida comercialmente com o estabelecimento. Através deste aplicativo ja fiz excelentes descobertas, e uma delas foi um churrasco Coreano, quase em frente ao nosso hotel e  que foi uma incrível experiência.
  • OpenTable (aplicativo no celular) – Aplicativo que você só consegue instalar quando está no destino internacional em que planejou (nas lojas de aplicativos Iphone ou Android do Brasil ele não é encontrado). Sempre usei nos EUA e funciona muito bem. Nos outros locais, não tenho experiências para relatar. Serve para acompanhar suas reservas já realizadas pelo navegador do PC na fase de planejamento ou fazer uma nova durante a viagem. Estávamos certa vez na quinta avenida em Nova Iorque às 16:00h, e reservei o famoso e concorrido restaurante Carmines. Chegando lá, fomos diretamente encaminhados à nossa mesa, enquanto os que chegavam sem reserva tinham de aguardar pelo menos 45 minutos na fila de espera.
  • Skype (aplicativos no celular) – Famoso aplicativo de conversa por voz/áudio que perdeu popularidade com o WhatsApp. Porém para telefonar para números fixos é possível utilizar o Skype, desde que coloque um valor em dinheiro como crédito em ligações e poderá ligar para o telefone fixo de algum familiar que não tenha costume de usar tecnologia, para o telefone fixo de uma loja no Brasil ou para um estabelecimento bancário que não disponha de número de chamada internacional. Estes mesmos créditos podem ser utilizados para ligar para números fixos em qualquer lugar do mundo. Se tiver apenas Internet isto não será possível, como por exemplo avisar a um hotel que chegará mais tarde que o previsto para fazer o Check-in. Esta ligação muitas vezes pode fazer toda a diferença! Às vezes, cancelam sua reserva por “no show” (não comparecimento) ou te entregam um quarto com as especificações não correspondentes às que pediu.
  • Aplicativo da companhia aérea das suas passagens (aplicativos no celular) – Importante para poder fazer o Check-in da sua passagem aérea e garantir o assento desejado! Se deixar para fazer no aeroporto ficará com o assento que sobrar (e por vezes nem com ele), e para poder acompanhar o andamento do embarque, em casos de vôos atrasados e até cancelados. Faça um print das telas para usar em caso de problemas para uma possível futura ação judicial.
  • Aplicativo do seu e-mail (no meu caso uso o Gmail) (aplicativos no celular) – Importante, pois muito da comunicação com hotéis, companhias aéreas e outros locais são feitas por e-mail (antes da viagem e durante). Fique atento a ele, pois pode te evitar muitas dores de cabeças.
  • Aplicativo Variados de Relógios Mundiais (mostrando a hora em vários países ao mesmo tempo).  Veja quais estão disponíveis em seu celular.
  • Se tiver usando GPS, e o mesmo permite coletar informações de trânsito através do aplicativo do fabricante usando a Internet de seu telefone, que se conecta ao GPS por Bluetooth (no meu caso uso o Garmin e o App é o Smart Link).
  • Snapseed – Programa que uso para editar minhas fotos. Gratuito e muito versátil.
  • Quick GoPro – Programa que te ajuda a montar um vídeo bem bacana sem requerer muito conhecimento e pode fazê-lo à partir de videos ou mesmo fotos. Apesar de ser da GoPro não exige que sejam fotos e vídeos originados da mesma.
  • Aplicativo de Câmera Fotográfica nativo do Celular – Para fotos rápidas que sejam para apontar e clicar. Basta usar o aplicativo de câmera do celular, e se no seu caso você precisa fazer algumas regulagens manuais em sua câmera (indico o Open Camera para Android e o Pro Cam 5 para Iphone). Mais importante do que fazer regulagens é saber fazer bons enquadramentos, que chamamos de composição (entender o que é regra dos terços). São ações simples que vão fazer uma diferença enorme na qualidade das suas fotos.
  • Filmic Pro – Aplicativo para fazer vídeos mais sofisticados e você tem um controle maior sobre as configurações de vídeo, mas se também obedecer certas regras para filmar, o aplicativo próprio do celular já irá lhe atender muito bem.

 

Se precisar de uma ajuda personalizada com estes aplicativos ou técnicas (fotografar e filmar) eu e minha esposa estamos à disposição para te ajudar. Quer seja indo em sua casa ou em local à combinar (região do Rio de Janeiro e adjacências). Entre em contato pelo formulário abaixo para combinarmos melhor.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s