É como diz o ditado: “É como ir à Roma e não ver o Papa!” Veja o Papa, saiba como.

Seja um convidado do Papa Francisco em uma audiência pública no Vaticano, na qual participará de uma missa celebrada pelo mesmo na Praça de São Pedro, que passará à poucos metros de você, acomodado em uma área VIP.

 

Para isto você precisa realizar alguns passos, com bastante antecedência (pelo menos 4 meses)  e deve ter bem definidas as datas que chegará à Roma e que partirá.

As audiências públicas com o Papa ocorrem todas as quartas-feiras, quando o mesmo está no Vaticano, pois em muitos momentos o Papa se encontra visitando outros países.

Veja no link abaixo as datas em que o Papa estará no Vaticano para as audiências públicas:

Agenda do Papa

Faça o Download do formulário abaixo:

Formulário de Solicitação de Audiência com o Papa 

Abaixo seguem as orientações que recebemos (que se encontra no documento do link acima):

“Altere todos os campos do formulário com os seus dados e lembrando de por a data da audiência com o Papa (sempre as quartas-feiras) que deseja ir.

No próprio formulário consta instruções de como proceder:

Imprima e envie o formulário por Fax para o seguinte número: (+39) 06 698 85863
ou mandá-lo por correio a:
Prefeitura da Casa Pontifícia, 00120, Cidade do Vaticano

* * *
AVISO IMPORTANTE:

Os bilhetes para as Audiências (totalmente gratuitos) deverão ser retirados no nosso Escritório localizado no Portão de Bronze (Praça de São Pedro, colunata do lado direito), a partir da terça-feira anterior à Audiência escolhida, das 15:00 até às 19:00 horas, ou então no próprio dia do evento, pela manhã, a partir das 7:30.

Os bilhetes para as Celebrações (totalmente gratuitos) deverão ser retirados no posto da Guarda Suíça Pontifícia, localizado no Portão de Bronze (Praça de São Pedro, colunata do lado direito), a partir do dia anterior à Celebração, das 09:00 até às 19:00 horas.”

 

Isto mesmo! Terá que enviar via um FAX! A única solução encontrada por mim foi adquirir um serviço de Fax pela Internet do MY FAX (clique no link para ir ao site) ou uso um serviço do seu agrado para realizar a tarefa, ou ainda se preferir envie pelo correio.

Após um tempo, se houver disponibilidade de vaga para a audiência com o Papa, você receberá um e-mail de resposta positiva como este abaixo:

Carta de Resposta2

 

Não deixe de ir na terça-feira anterior (não vá no dia da própria audiência) ao dia da audiência (quarta-feira) para retirar seus ingressos, das 15:00 às 19:00 h, na Praça da Basílica de São Pedro, e para isso terá de entrar na área da Basílica (aproveite para visitar a mesma, que é lindíssima, breve um post exclusivo sobre ela), o que pode significar entre uma a duas horas de espera na fila para passar pelo procedimento de segurança (raio X de bolsa e detector de metais).

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O local aonde irá buscar os convites é logo após a checagem de segurança.  Pergunte ao segurança, mostrando a cópia impressa do e-mail de resposta ao fax, e vão indicar com precisão o local, porém apenas poderá passar pelos guardas do vaticano e entrar neste prédio a pessoa que recebeu a resposta ao fax, ninguém mais poderá ir junto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Conforme as instruções, os portões serão abertos no dia seguinte (quarta-feira) às 07:30h da manhã, mas não deixe para chegar neste horário pois a fila já vai estar grande e quanto mais longe na fila estiver, mais longe ficará sua cadeira do altar da missa com o Papa Francisco. Haverá uma checagem de segurança (tipo aeroporto) com raio X de bolsas, e as pessoas passam pelo detector de metais, e caso suspeitem de algo, farão uma revista mais minuciosa. Não esqueça o covite, sem ele não será possível entrar na área VIP da audiência.

 

Depois de devidamente acomodados é hora de aguardar o início às 10:00h (veja nas fotos abaixo o local. Na foto de blusa preta tirada na terça-feira, quando buscamos os ingressos e visitamos a Basílica de São Pedro é possível ver as cadeiras da audiência publica/missa com o Papa).

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

São vários blocos de cadeiras, dividindo o local em setores, e conforme as pessoas vão chegando, vão ocupando seus lugares. Entre estes setores enormes de cadeiras existe uma espécie de separação com uma grade, criando uma “mini-avenida” entre todos os setores, que possuem cada um deles uma saída/entrada única.

O evento está marcado para iniciar às 10:00h, então por volta de 09:15h, após esperar tanto e bebendo água, minha esposa resolveu ir ao toalete, e então lá foi ela. Eu disse que às 10:00h tudo começaria certo? Errado…

Às 09:30h os acessos aos setores foram fechados e começou uma gritaria louca, e quando eu percebi, o Papa estava entrando pela Praça de São Pedro à bordo do Papamóvel, passando exatamente pelos caminhos entres os setores de cadeiras, e por segurança do Papa e das pessoas, para que não fossem atropeladas, tudo é bloqueado (obviamente só soube direito o motivo e o que aconteceu depois).

Neste momento percebo que minha esposa perderia este momento tão aguardado por ela, a mesma estava mega ansiosa e emocionada por isto.

Muito triste por este fato, tentei filmar o máximo possível para que ela depois pelo menos pudesse assistir aos vídeos e fotos. Mal sabia eu que ela estava até mais perto que eu, quando o Papa passou e transitou por entre as pessoas! Ficou presa na saída do toalete e como é baixinha, conseguiu ficar de pé sobre uma área mais alta para poder ver algo sobre a cerimônia.

Abaixo, vídeos do celular dela, e o depoimento emocionado de um dos momentos mais marcantes da vida dela.

 

Finalmente, após o Papa se encaminhar ao altar, as vias de acesso aos setores são reabertas e ela pode retornar ao local em que eu a aguardava. (Aos prantos, após ver o Papa bem de perto)

Abaixo, seguem vídeos da minha câmera. Vão perceber que o Papa passará DUAS vezes! É isso mesmo! Ele retornou pelo mesmo caminho pela segunda vez e ao final do evento eu faço o comentário já na saída da área VIP (estávamos bem mais à frente).

 

A missa foi bastante bonita e emocionante. Ele falava em vários idiomas, inclusive o Português, e várias comunidades religiosas de todos os lugares do mundo que estavam em visita oficial foram citadas, inclusive duas originadas do Brasil.

Foi uma experiência mágica, todos que são católicos praticantes ou não, deveriam presenciar pois é um lugar de muita paz e você sairá daquele local após o contato com o Papa, incrivelmente mais leve e consciente de que deveríamos ter um mundo melhor e mais pacífico!

Certamente um dos dias mais emocionantes da minha vida, nunca imaginei que veria o Papa ao vivo tão de perto, ainda mais um Papa tão querido quanto este!

A missa termina por volta de 12:30/13:00h. Fomos direto almoçar por que ainda tínhamos que pegar no final do dia um vôo para Paris.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s